domingo, 24 de julho de 2011

Luz - Tourém, 1981

.
(Clicar na imagem, para a ampliar)
Talvez seja centeio...

1 comentário:

Bartolomeu disse...

Uma das coisas mais irritantes, sucede quando dizemos algo e aparece de imediato um xico esperto a contrapor. Do género, isto é branco... Não senhor, isso é preto!
;)
Isto a propósito de as plantas serem de centeio. A mim, parece-me trigo... porque a espiga do centeio, apesar da semelhança com a do trigo, é ligeiramente mais curta e a ponta mais cortada.
Mas isso para o caso é indiferente.
O importante é perceber a genuinidade de um povo, patente na imágem.
Dali, as faixas de trigo ou centeio eram transportadas geralmente emcarros de bois até à eira, onde eram desatadas e colocadas em circulo com a espiga voltada para o centro e em seguida malhadas à força de braços, por forma a separar o grão da palha.
Depois, o grão era transportado para casa, armazenado em arcas de madeira e enviado ao moinho faseadamente, para ir obtendo a farinha necessária para cozer o pão, base da alimentação naquelas terras rudes e agrestes. A palha, era de novo atada em molhos, transportada para as arrecadações geralmente nos pisos térreos das casas, ou então para os estábulos e dadas também faseadamente aos animais. Destas palhas, era também retirada uma parte, que era usada no enchimento dos colchões de dormir.
;)