domingo, 28 de agosto de 2016

Sem Emenda - As Minhas Fotografias

A Virgem e o Menino de Santa Maria de Alcobaça – A estátua já esteve em vários locais da catedral. Agora, encontra-se numa pequena capela própria, no Cruzeiro, à esquerda do altar-mor, em frente ao túmulo de D Pedro. É, para mim, em Portugal, a mais bela estátua sacra, a mais bonita Nossa Senhora que conheço, a mais humana, carnal e divina Santa Maria que jamais vi. Eu sei que se trata de opinião e que a avaliação é subjectiva. É também o meu sentimento. Mas já mais objectivo é o juízo que se pode fazer do Mosteiro de Alcobaça, maravilhosa construção que deveria ser venerada e poupada, estudada e preservada. Mas que, infelizmente, não recebe tudo a que tem direito. Faltam-lhe pessoal, técnicos competentes, investimento em estudo e arranjo. Carece de um destino cuidado para grande parte do mosteiro e dos claustros. Ninguém tem a certeza de que, com ou sem hotéis, com ou sem mecenas, aquela jóia única seja respeitada!
DN, 28 de Agosto de 2016

2 comentários:

bea disse...

Tem razão, também aprecio o mosteiro de Alcobaça como obra única. Por sê-lo. A Virgem tem todo o ar de bailarina. Apetece dizer como Miguel Sousa Tavares de sua mãe, "ela dança".

Anónimo disse...

Bela, sem dúvida!O movimento dos panejamentos e a expressão do rosto refletem bem o estilo barroco.
Poderá encontrar escultura barroca portuguesa de grande qualidade no mosteiro de Arouca, também da ordem de Cister. Visite o mosteiro e respetivo museu de arte sacra e terá uma grande surpresa com a administração e preservação deste monumento nacional.